Encontro com a Pati
Data de publicação: 18 de novembro de 2023

Um homem

Patrícia K. Loeser Marcon

Administradora de Empresas

@pkloeser


Ontem, dia 17 de novembro de 2023 ficará gravado na minha memória para sempre. 


Eu finalmente tive a oportunidade de apertar a mão de um dos homens mais importantes da história do Brasil. Jair Messias Bolsonaro. Não, eu não acredito que ele seja um homem além do significado real da palavra, cheio de defeitos. Mas o que ele fez pelo reagrupamento da direita brasileira é digno dos livros de história. 


Bolsonaro com sua simplicidade e transparência incomum foi capaz de reacender, ou em muitos casos, acender mesmo, uma chama que o brasileiro julgava que nunca existiria representando-o. Que nos unia a todos, mas não éramos capazes de ver com clareza antes dele -  O Patriotismo, o valor à Família, à Liberdade, ao Conservadorismo - que esses pontos eram a base para começarmos a nos posicionar e que sim, existem milhões de outros brasileiros que pensam exatamente como nós. Isso é de uma grandeza gigante! Muitos consideram que ele dividiu o país, que criou a radicalização de Esquerda e Direita. Para mim é o contrário, ele apenas mostrou uma diferença que já existia mas que a Direita julgava impossível de existir um representante que a espelhasse, diferentemente da Esquerda que já encontra-se organizada a muitos anos no nosso país.


Obviamente ele cometeu muitos erros em sua caminhada na Presidência, não sou inocente em dizer. Mas sempre transpareceu verdade e continua, mesmo fora do cargo, a expressar sua originalidade e a carregar multidões por onde passa. 


Não sabemos o futuro de Bolsonaro. Nem do Brasil. Mas é inegável que esse homem trouxe de volta o sentimento de amor pelo País e deixou de herança vários representantes que buscam seguir os mesmos valores que o colocaram na Presidência. Isso nenhuma acusação na justiça pode lhe tirar, não há como menosprezar o que Bolsonaro fez pelo Brasil. Seus frutos serão vistos e colhidos por gerações.