Encontro com a Pati
Data de publicação: 02 de dezembro de 2023

Altos e baixos de Brasília

Patrícia K. Loeser Marcon

Administradora de Empresas

@pkloeser



Apesar de termos inúmeros momentos de desafios e desânimo nessa jornada em Brasília, em alguns momentos o vento sopra a nosso favor e vemos alguns esforços dando resultado. As coisas mudam muito rápido por aqui.


Os gabinetes do Deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) e do Maurício, juntamente com grande parte da oposição, estavam em uma força tarefa no offline há muitos dias na busca de assinaturas para protocolar a CPI do Abuso de Autoridade do STF e TSE. De autoria do Marcel, que no ano de 2022 já havia conseguido as assinaturas, mas com o fim da legislatura próximo foi alegado (Presidente Lira) que não haveria tempo hábil para as investigações, e a abertura foi enterrada naquele momento. Desde a posse dos novos mandatários essa busca foi retomada. 


Muitas vezes as pessoas não entendem que por trás do Deputado, há uma equipe muitas vezes trabalhando em conjunto para atingir objetivos. O Deputado sozinho não consegue dar conta de todas as demandas, de forma alguma. 


No dia 29 de novembro, fui para a Câmara apenas no final da tarde, para um evento de lançamento do Relatório da Atuação da Oposição na CPMI do 08 de janeiro. No meio do caminho soube que conseguiram as assinaturas para protocolar a CPI. Acabei encontrando o Maurício no saguão e seguimos para o setor de protocolo. Pude presenciar presencialmente este momento histórico. 


Ver as lágrimas nos olhos da Equipe do Marcel, em conseguir dar um passo, mesmo que pequeno em direção a investigações sobre os abusos de Autoridade do STF E TSE, não tem preço. Estar lado a lado na trincheira dessas pessoas me orgulha sobremaneira.


Não há ódio, nem nada parecido contra o Judiciário, que fique claro. O que se busca através dessa CPI é clarear os fatos a respeito de decisões que acabaram por deixar a nossa Constituição de lado, e que devem ser esclarecidas. Decisões essas, que culminaram na morte de um inocente na prisão, e infelizmente não é a única decisão (ou falta de) que nos deixam com medo do futuro.


Que esse pequeno passo resgate nossa esperança para que lembremos que não podemos desistir. Nosso futuro depende de nós, e se desistirmos, eles já ganharam… Vamos em frente!