Encontro com a Pati
Data de publicação: 23 de março de 2024

A hipocrisia e as fake news

Patrícia K. Loeser Marcon

Administradora de Empresas

@pkloeser


Está difícil conviver com as últimas notícias no Brasil. Principalmente porque a gente vê a grande imprensa “focar” (pra não dizer outra coisa) em algumas coisas, e esquecer absolutamente de noticiar outras.


Para mim a gota d'água tem sido o “caso” do sumiço dos móveis do Palácio da Alvorada. Simplesmente Lula e seus inúmeros assessores não conseguiram encontrar 261 móveis. Não é um, ou dois, mas 261. Fora que em setembro de 2023 eles já haviam encontrado todos os itens e somente agora a Secretaria de Comunicação veio a público com nota sobre o assunto. Afinal, pra que esclarecer que Bolsonaro não roubou móveis não é? Deixa o povo achar que ele levou bens públicos embora, buscando reforçar a ideia de que ele é ladrão como o atual presidente... Tenho a sensação que a intenção é sempre essa: A busca de colocar eles na mesma régua moral. Assim dizem que são iguais e aí optam por apoiar o Lula por acharem ele mais “amistoso e legal”... Fora que para mim a intenção também é juntar com a história das joias, desdenhando do caráter de Bolsonaro, o que não passou de uma mentira deslavada.


Mas para quem assiste à Rede Globo e viu uma reportagem principal do Fantástico com Janja vociferando aos quatro ventos o roubo de móveis, ficou praticamente impossível acreditar na versão apresentada por Michele Bolsonaro dias depois, onde disse que os móveis estavam no depósito. Mas como Janja e Lula iriam gastar 196 mil reais em móveis de luxo sem licitação se não criassem essa mentira estapafúrdia? Entre eles um sofá reclinável para a cabeça e os pés automático de 65 mil reais e uma cama de 42 mil reais. Para quem ia visitar o parceiro em visita íntima, Janja tem sido bem exigente em seus aposentos. E Lula como o pai dos pobres vive uma realidade bem diferente do povo Brasileiro que ele considera classe média apenas por ter dois televisores em casa.


Mas para mim a pergunta que não quer calar é porque não dar o mesmo tempo de reportagem hoje para contradizer a história? Todos sabemos o motivo. E me questiono se o PL2630 tivesse sido aprovado, a Rede Globo teria alguma penalidade sobre essa Fake News. Ou a intenção é apenas calar a internet onde essas informações acabam sendo divulgadas? Acho que todos nós também sabemos a razão.